quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia de Yemanjá em Santos-SP


Este ensaio foi realizado em 8 de fevereiro, dia de Yemanjá, na cidade de Santos. A crença na Rainha das Águas transcende o caráter religioso, está amalgamada na cultura popular dos paulistas do litoral, o povo caiçara, que tem forte influência da cultura negra em sua formação.
Pela manhã a população se concentrou na Ponta da Praia onde se apresentou um grupo de Maracatú mantido pela Prefeitura local.
Estavam presentes os principais representantes do Candomblé da Baixada Santista e litoral sul paulista. Após as apresentações, a imagem de Yemanjá foi levada num andor em procissão pela avenida da praia até o Pier. De lá a procissão seguiu por mar, sendo Yemanjá levada no barco principal, onde estava acompanhada pelos Pais de Santo e Babalorixás, sendo seguido por diversos outros barcos com religiosos e populares.
Ao passar em frente ao Forte, a procissão marítima foi saudada com fogos de artifício.
Importante relatar que em alto mar os fiéis atiraram oferendas na água, entretanto demonstraram preocupação com a conservação da natureza, pois apenas eram permitidas oferendas que se degradam rapidamente no mar, com flores e perfumes (somente o líquido, sem frascos ou vidros).
É a consciência ecológica chegando às nossas manifestações populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário